Osteoporose

Aparelho locomotor: problemas que são ligados ao corpo

Aparelho locomotor Aparelho locomotor

Você já parou para pensar em como funciona o nosso processo de locomoção? Por quais partes o nosso corpo humano é formado? Quais são os órgãos e tecidos que nos fazem andar, correr e pular por aí e, principalmente, quais são os problemas que podem acometer essas regiões, impedindo-nos de realizar essas atividades?

Neste conteúdo, você entenderá o que é o aparelho locomotor, quais são os sistemas corporais que fazem parte dele, bem como os problemas de saúde pelos quais podem ser acometidos. Vamos lá?

 

O que é o aparelho locomotor?

O aparelho locomotor é aquele formado pela união de três sistemas do nosso corpo: muscular, esquelético e articular, que são responsáveis pela nossa locomoção, ou seja, permitem-nos andar, principalmente.

Além disso, ele também nos auxilia a fazer uma série de movimentos, como levantar os braços e as pernas ou girarmos em nosso próprio eixo, bem como a deixar o nosso corpo estável e a movimentar substâncias em nosso organismo para nossa alimentação ou eliminação de fluidos.

O aparelho locomotor está presente em toda a extensão do nosso corpo, especialmente os nossos músculos e esqueleto, que compõem grande parte da nossa estrutura e peso total corporal.

Por isso, por ser tão importante e presente em nosso organismo, é importante conhecermos o nosso aparelho locomotor e entender por quais doenças ele pode ser acometido, além dos possíveis tratamentos contra elas.

 

O que compõe o aparelho locomotor?

A seguir, você entenderá melhor quais são os sistemas que compõem o aparelho locomotor e por quais enfermidades cada um deles pode ser acometido, a fim de que possa cuidar melhor de cada região.

Também apresentaremos alguns tratamentos oferecidos pelo Instituto Regenius para cada região, mas atenção: é importante que os profissionais da nossa clínica avaliem seu caso, para que seja indicada a melhor opção para você.

 

Veja também:

Sistema ósseo

O sistema ósseo, também conhecido como sistema esquelético, é formado por um conjunto de ossos que está em toda a nossa extensão. Essa estrutura óssea apresenta variados tipos e tamanhos, como chatos, longos ou irregulares.

Os ossos são os principais responsáveis pela sustentação do nosso corpo e também pela produção de células sanguíneas, bem como servem como um depósito de cálcio para o nosso organismo.

É importante saber que, além dos ossos, as cartilagens também compõem esse sistema. Aliás, alguns dos nossos ossos longos eram, inicialmente, formados por cartilagens, até que se desenvolveram para a estrutura que temos hoje, como corpo adulto.

Quais doenças podem acometer o sistema ósseo?

Algumas doenças que podem atingir os ossos são a osteoporose, a artrite e a artrose. Essas condições podem ser tratadas no Instituto Regenius, por meio das cirurgias regenerativas.

Outro tratamento que pode ser utilizado, a depender do seu caso, diz respeito às infusões, nas quais aplicamos nutrientes, vitaminas, medicamentos e outras substâncias de maneira injetável, acelerando a sua atuação no corpo.

Sistema articular

Já o sistema articular compreende as articulações do corpo, que podem ser divididas em cartilaginosas, fibrosas e sinoviais. Elas são encontradas no ponto de encontro entre dois ou mais ossos, garantindo a estabilidade e a redução de atrito entre as estruturas.

Quais doenças podem acometer o sistema articular?

Alguns problemas nas articulações que podem surgir são: artrose, reumatismo, febre reumática, artrite séptica e lesões esportivas, sendo importante buscar tratamento para cada uma delas.

Aqui, no Instituto Regenius, temos uma série de tratamentos que ajudam a cuidar do seu sistema articular. Por meio do Visco-Regen, por exemplo, sendo um tipo de infiltração no joelho, garantimos a hidratação da região, além do alívio da dor

O Wave-Regen também é uma opção interessante, principalmente para quem busca um tratamento rápido, eficiente e não invasivo. Ele atua por meio da propagação de ondas de choque mecânicas.

Sistema muscular

O sistema muscular é aquele que engloba os nossos músculos, sendo os principais envolvidos em todos os movimentos que realizamos, além de serem responsáveis por metade do nosso peso corporal.

Os nossos músculos são divididos em três tipos: estriado cardíaco, liso e estriado esquelético. Cada um deles está em uma região diferente do corpo, sendo o estriado o encontrado em maior quantidade.

Quais doenças podem acometer o sistema muscular?

Algumas doenças que podem acometer os músculos são a espondilose cervical, epicondilite e dor miofascial cervical. O Orto-laser é um tratamento do Instituto Regenius que pode ser utilizado para tratar problemas e dores crônicas musculares.

Se você está procurando um tratamento que busca reforçar os seus músculos, o Magneto-Regen pode ser uma boa opção. Ele apresenta uma tecnologia baseada no campo eletromagnético de alta intensidade.

E então? Conseguiu entender como é composto o aparelho locomotor, quais problemas podem aparecer em cada sistema e como o Instituto Regenius pode ajudar em qualquer situação? 

Entre em contato conosco agora mesmo e dê o primeiro passo para uma vida com menor dor e mais qualidade de vida!

 

Quero entrar em contato!

Compartilhar nas redes sociais:
Última modificação em Quarta, 17 Janeiro 2024 14:46
Dr. Otávio Melo
Siga o Instituto Regenius nas redes sociais:

SÃO PAULO

BELO HORIZONTE

Aviso Legal

- Respostas terapêuticas dependem de múltiplas variáveis e características biológicas individuais de cada organismo. Os dados apresentados não configuram promessas de resultado, e nem garantias de que se o mesmo método for aplicado em pessoas diferentes alcançarão os mesmos benefícios.
- As informações contidas nesse site são de caráter meramente informativo e não tem como objetivo substituir consultas médicas, avaliação por profissionais de saúde, nem sugerir diagnósticos ou recomendação para tratamentos específicos.
- Os métodos apresentados possuem referências em artigos publicaods na literatura científica internacional, e  podem corresponder tanto a procedimentos regulamentados quando experimentais, de acordo com a regulamentação dos respectivos Conselhos Federais, à época do acesso, no Brasil.
-  As imagens ilustrativas foram obtidas em estúdio, banco de imagens, fontes da internet, fornecedores, parceiros ou simulações. Conforme a regulamentação vigente não publicamos fotos de pacientes reais. 

Image