Cotovelo

Conheça os 5 principais sintomas da epicondilite do cotovelo e como preveni-los!

A dor no cotovelo está diretamente ligada à epicondilite, sendo a principal causa de desconforto nessa região. Diante dessa possibilidade, é importante entender que a condição se trata de uma inflamação nos tendões do cotovelo, que provoca muita dor aos movimentos com o antebraço, seja durante atividades esportivas ou até mesmo em tarefas corriqueiras do dia a dia, como segurar uma xícara, virar uma chave, escrever ou digitar.

A lesão pode ser adquirida por meio de movimentos repetitivos e de esforço com os dedos e com o punho. A epicondilite no cotovelo é dividida em dois tipos: a epicondilite medial e a epicondilite lateral. Continue essa leitura e saiba o que é epicondilite, suas causas, seus sintomas e tratamentos!

Entenda a diferença

A epicondilite lateral: 

Conhecida como epicondilite externa e, popularmente, como cotovelo de tenista, trata-se de uma inflamação dos tendões na parte de fora do cotovelo; a principal causa é a sobrecarga do músculo extensor radial curto do carpo.

A epicondilite medial: 

Conhecida como epicondilite interna e, popularmente, como cotovelo de golfista, a medial, por sua vez, trata-se de uma inflamação no tendão flexor e pronador quadrado. Essa região se localiza na parte de dentro do cotovelo.

Sabendo a diferença dos dois tipos de epicondilite no cotovelo, é importante salientar que o autoconhecimento é um grande otimizador em relação ao diagnóstico, uma vez que, se o paciente tiver detalhes da dor que sente no cotovelo, como o local exato da origem do desconforto, saber relacionar o braço que mais utiliza com o braço mais afetado e a frequência e a intensidade da dor, ele conseguirá ajudar na consulta médica e tornar o tratamento de epicondilite mais efetivo.

Quais são as causas da epicondilite?

O motivo da instauração da epicondilite está ligado ao excesso de movimentos repetitivos, principalmente no punho e nos dedos. Essa prática provoca uma sobrecarga nos tendões do cotovelo e, consequentemente, ocorre uma inflamação neles.

É preciso, também, falar sobre a prática de exercícios sem o devido condicionamento e acompanhamento. Nesse cenário, é inegável que a falta de supervisão de um profissional pode causar uma repetição de movimentos incorretos e ocasionar a epicondilite em quem está realizando as atividades.

Diante dessas informações, é preciso enfatizar a importância da participação ativa do paciente, capaz de prestar atenção na origem das dores do cotovelo e, assim, contribuir para um diagnóstico mais preciso.

Conhecendo os sintomas

É notório que a dor no cotovelo pode ser considerada o sintoma dominante da epicondilite. No entanto, existem algumas outras situações que devem ser levadas em consideração quanto à análise de uma possível epicondilite, são elas:

  1. Hipersensibilidade na região afetada.
  2. Fraqueza.
  3. Rigidez no músculo.
  4. Disseminação da dor para o antebraço e para a mão.
  5. Dificuldade de segurar objetos.

 

Epicondilite do cotovelo: como tratar?

A partir dos conhecimentos do que pode causar a inflamação nos tendões do cotovelo, ou seja, a epicondilite, é evidente a importância de uma consulta, de um acompanhamento médico, para que o paciente tenha o seu diagnóstico realizado com sucesso, permitindo uma terapia mais otimizada.

Na consulta, o médico pode realizar testes e manobras clínicas e até mesmo exames, como a ultrassonografia musculoesquelética, já no dia da primeira consulta, para confirmar ou  descartar outras possíveis doenças.

Após ser diagnosticado, o tratamento deve ser direcionado de uma forma mais precisa e específica.

Não se deve esquecer que a busca por uma alimentação saudável e por uma rotina de exercícios é primordial para uma boa qualidade de vida e para um corpo longe de enfermidades, seja a epicondilite ou qualquer outra lesão corporal.

Saiba como se prevenir da epicondilite

A prevenção de doenças é o meio mais eficaz de ficar longe delas, assim também ocorre na epicondilite. Por isso é de extrema importância a busca por novos hábitos saudáveis que possibilitem a prevenção da epicondilite no cotovelo. Certamente, essa busca é positiva para todas as pessoas. 

Entretanto, no caso da epicondilite no cotovelo, é importante o destaque para os atletas, já que é uma lesão comum nesse público. Logo, é considerável evidenciar algumas formas para fugir dessas dores:

  1. A atenção sobre quais possíveis atividades podem estar prejudicando a funcionalidade do corpo e a idealização de algumas adaptações para poder continuar praticando a atividade de forma correta. Especial atenção deve ser dada para o alongamento e aquecimento dos músculos antes e após a prática de esportes.
  2. A prática de atividades físicas e o consumo de alimentos saudáveis faz parte de uma vida saudável e deve ser vista como primordial para o tratamento de qualquer doença. É sabido que muitas inflamações têm como origem a reação do organismo a alguns determinados alimentos.
  3. A supervisão de um profissional especializado ao praticar algumas atividades, a fim de que os movimentos sejam realizados corretamente e sem causar danos ao corpo. O gesto esportivo adequado e as pausas em atividades repetitivas, a ergonomia e o uso de acessórios sob orientação de profissionais auxiliam na atenuação dos exames.
  4. A postura deve ser mantida de forma correta, principalmente em ambientes como o local de trabalho ou durante a prática de atividades físicas.
  5. Caso algum desconforto apareça, a adaptação de equipamentos é necessária para que não exista um esforço que não cabe no corpo do atleta no momento.
  6. É essencial o aumento do tempo de descanso entre algumas atividades.

A partir dessa busca por práticas saudáveis na rotina, é possível evitar qualquer tipo de lesão no cotovelo, especialmente a epicondilite permitindo uma vida mais ativa e mais saudável.

Mantenha-se informado

Quer ter mais informações sobre como tratar a epicondilite, entender as suas causas e como se prevenir? Conheça o trabalho do Instituto Regenius e descubra mais informações sobre as dores causadas pela inflamação dos tendões do cotovelo a epicondilite , encontre outras formas de prevenção e conheça profissionais de excelência que possam acompanhar você e tirar todas as suas dúvidas sobre a epicondilite nos cotovelos. 


Acesse o site e agende um atendimento com um especialista. Não se esqueça de colocar a sua saúde em primeiro lugar, previna-se de qualquer lesão corporal e busque o seu bem-estar!

 

Quero agendar uma consulta!

Compartilhar nas redes sociais:
Última modificação em Quarta, 17 Janeiro 2024 15:18
Dr. Otávio Melo
Siga o Instituto Regenius nas redes sociais:

SÃO PAULO

BELO HORIZONTE

Aviso Legal

- Respostas terapêuticas dependem de múltiplas variáveis e características biológicas individuais de cada organismo. Os dados apresentados não configuram promessas de resultado, e nem garantias de que se o mesmo método for aplicado em pessoas diferentes alcançarão os mesmos benefícios.
- As informações contidas nesse site são de caráter meramente informativo e não tem como objetivo substituir consultas médicas, avaliação por profissionais de saúde, nem sugerir diagnósticos ou recomendação para tratamentos específicos.
- Os métodos apresentados possuem referências em artigos publicaods na literatura científica internacional, e  podem corresponder tanto a procedimentos regulamentados quando experimentais, de acordo com a regulamentação dos respectivos Conselhos Federais, à época do acesso, no Brasil.
-  As imagens ilustrativas foram obtidas em estúdio, banco de imagens, fontes da internet, fornecedores, parceiros ou simulações. Conforme a regulamentação vigente não publicamos fotos de pacientes reais. 

Image