Joelho

Lesão na cartilagem do joelho: como tratar?

Se analisarmos todas as atividades que desempenhamos diariamente, vamos notar o quanto as estruturas do joelho estão sobrecarregadas, afinal, são extremamente necessárias na sustentação do peso corpóreo e acionadas, até mesmo, em movimentos simples, como agachar e levantar. Por isso, é comum ocorrer lesão na cartilagem do joelho, componente responsável por absorver e distribuir a carga recebida.

Além disso, alguns fatores, como a prática de esportes com alto impacto, podem aumentar as chances de lesões na cartilagem. Atualmente, devido aos avanços médicos e tecnológicos, várias opções de tratamentos são disponibilizadas para esses casos.

Portanto, se você sente desconforto ou sofre com esse tipo de lesão, continue a leitura para obter mais informações e conhecer as melhores formas de tratamento. Confira agora!

O que é a cartilagem?

 A cartilagem é uma importante estrutura do nosso corpo composta por tecido fibroelástico — tecido firme e vigoroso, porém com certa elasticidade — que reveste os ossos das articulações e é capaz de amenizar impactos e distribuí-los de maneira uniforme para que não sobrecarreguem apenas um ponto de pressão.

Uma das características principais dessa estrutura na articulação do joelho é o fato de ser hiper-hidratada, ou seja, possuir uma grande porcentagem de água em sua composição.

Da mesma forma, outros itens importantes são: os condrócitos, que são células cartilaginosas responsáveis pela manutenção e pelo controle metabólico, já que esse tecido não é vascularizado; e as fibras de colágeno, que fixam a cartilagem às estruturas ósseas, favorecendo o seu deslizamento e evitando o atrito. 

Características de uma lesão na cartilagem do joelho

A princípio, é importante entender quais são as principais características desse tipo de lesão. Portanto, aprenda, a seguir, quais são as causas, os sintomas e os diagnósticos de lesão na cartilagem.

Causas

Enquanto realizamos esportes de alto impacto com repetições, como a corrida ou o futebol, lesionamos a cartilagem inevitavelmente. Frente a isso, é importante que exista um período de descanso para que a estrutura se regenere o que chamamos de homeostase. Se não existir essa recuperação ou se ela for menor que a degradação, poderão ocorrer diversas fissuras cartilaginosas e desgastes do tecido, causando dor, reações inflamatórias e doenças relacionadas, como a artrose.

Da mesma forma, existem, também, as lesões causadas por impacto ou trauma agudo. Nesses casos, podem ser causadas por contusão, torção, entorse ou por um acidente que atinja diretamente a articulação, provocando a lesão de imediato.  

Porém, além das situações citadas, existem diversos fatores que podem contribuir para que a lesão na cartilagem ocorra ou se agrave, sendo alguns deles:

  • excesso de peso (obesidade);
  • instabilidade articular;
  • alterações anatômicas;
  • idade;
  • histórico familiar.

Para saber o que é bom para a cartilagem do joelho e como prevenir ou tratar lesões, leia o ebook Guia completo para prevenção e reabilitação do joelho.

Leia também:

Sintomas

A função principal da cartilagem, como vimos, é envolver a estrutura óssea, facilitando o seu deslizamento e funcionando como um amortecedor para os impactos. Se essa estrutura for comprometida, o atrito gerado poderá causar dores intensas no local, aparecendo apenas quando algum movimento for realizado ou se agravar até mesmo no repouso.

É importante ficar atento a inchaços, que podem ocorrer devido a inflamações, além de outros sintomas, como:

  • rigidez;
  • limitação articular;
  • estalos;
  • agravamento diário.

Diagnósticos

Em primeiro lugar, é necessário que o profissional especializado conheça o paciente e a sua rotina. Além disso, deve, também, informar-se sobre o início da dor, os sintomas posteriores e, até mesmo, possíveis desconfortos em relação às atividades diárias, como subir e descer escadas.

Atualmente, existem diversos recursos que podem ser utilizados para se diagnosticar precisamente a lesão, sendo a maioria por meio de imagens, como radiografias, tomografias computadorizada (TC) e ressonâncias magnéticas.

Por meio dessas imagens, é possível analisar se existem diminuição do espaço articular, esclerose ou cistos ósseos, inflamação ou qualquer outra patologia, mesmo em estágios iniciais.

Como tratar uma lesão na cartilagem?

Por se tratar de um tecido não vascularizado, a sua regeneração acontece de forma bastante lenta se comparada com outros tecidos.

Na hora de decidir como recuperar a cartilagem do joelho e escolher o melhor tratamento, é importante que sejam analisadas as características do paciente e da lesão, considerando que cada situação é única.

Aqui, vamos destacar dois tipos: cirúrgicos e não cirúrgicos.

Os métodos de tratamento cirúrgico, que são mais recomendados para pacientes com lesão única e profunda, são mais invasivos e agem diretamente no local afetado, objetivando recuperá-lo ao estimular a produção de tecido cicatricial fibrocartilaginoso por meio da cruentização ou substituir o tecido com implantes de cartilagem sintética.

Contudo, muitas pessoas ainda recorrem, em primeiro lugar, às opções não cirúrgicas para o tratamento de lesão na cartilagem do joelho por serem técnicas menos invasivas e que tendem a promover resultados positivos em casos que são recomendadas.

Na atualidade, o principal tratamento nesse segmento, além dos métodos já conhecidos, como compressas, repousos e uso de medicamentos, é conhecido como viscossuplementação.

Essa técnica, em resumo, consiste na aplicação de uma solução viscosa por meio de infiltração, favorecendo a síntese de colágeno para a cartilagem do joelho e a reconstrução do tecido, melhorando a qualidade do líquido responsável por lubrificar e nutrir a região.

Utilizando apenas anestesia local e sem a necessidade de internações ou pontos, essa técnica mantém a facilidade dos tratamentos não cirúrgicos alcançando resultados extremamente satisfatórios em até 3 aplicações.

Por fim, está claro o que é a cartilagem do joelho, o que é bom para ela, quais são as principais características de lesão no local e quais os tratamentos.

Interessou-se por esse método? Então, leia, agora mesmo, sobre o VISCO-REGEN, produto utilizado em nossa clínica para a realização da viscossuplementação, e conheça todas as vantagens e os benefícios proporcionados por essa técnica. 

Conheça todos os benefícios do Visco-Regen!

Compartilhar nas redes sociais:
Última modificação em Quarta, 17 Janeiro 2024 14:53
Dr. Otávio Melo
Siga o Instituto Regenius nas redes sociais:

SÃO PAULO

BELO HORIZONTE

Aviso Legal

- Respostas terapêuticas dependem de múltiplas variáveis e características biológicas individuais de cada organismo. Os dados apresentados não configuram promessas de resultado, e nem garantias de que se o mesmo método for aplicado em pessoas diferentes alcançarão os mesmos benefícios.
- As informações contidas nesse site são de caráter meramente informativo e não tem como objetivo substituir consultas médicas, avaliação por profissionais de saúde, nem sugerir diagnósticos ou recomendação para tratamentos específicos.
- Os métodos apresentados possuem referências em artigos publicaods na literatura científica internacional, e  podem corresponder tanto a procedimentos regulamentados quando experimentais, de acordo com a regulamentação dos respectivos Conselhos Federais, à época do acesso, no Brasil.
-  As imagens ilustrativas foram obtidas em estúdio, banco de imagens, fontes da internet, fornecedores, parceiros ou simulações. Conforme a regulamentação vigente não publicamos fotos de pacientes reais. 

Image