Osteoporose

Sarcopenia em jovens é possível? Saiba as causas!

A sarcopenia é uma doença degenerativa que costuma ocorrer devido ao processo de envelhecimento. Logo, é comum essa patologia acometer pessoas mais velhas. Entretanto, é possível o desenvolvimento da sarcopenia em jovens, devido a outros fatores não relacionados ao envelhecimento, situação denominada de sarcopenia secundária.

Portanto, a fim de manter a saúde e a qualidade de vida, é importante entender essa doença e evitar as suas causas. Logo, continue a leitura e saiba o que é a sarcopenia em jovens, quais são os seus sintomas e as suas causas. Confira agora!

O que é a sarcopenia em jovens?

De modo geral, a sarcopenia é caracterizada pela perda de massa e força muscular, resultando em dificuldade para realizar atividades básicas do dia a dia ou atividades mais complexas, como praticar esportes.

Por mais que a sarcopenia seja uma doença degenerativa e muito relacionada à velhice, é possível encontrar casos dessa doença em jovens. Isso acontece porque o que causa a sarcopenia não é apenas o processo de envelhecimento mas também alguns fatores relacionados ao estilo de vida.

Portanto, a sarcopenia precoce representa a perda de massa muscular em jovens, sendo que essa diminuição de massa e força muscular pode acontecer devido a um estilo de vida sedentário, má alimentação, tabagismo, consumo de bebidas alcóolicas, longo período de hospitalização, influência genética, doenças no sistema muscular e, até mesmo, por causa de um câncer, entre outros motivos.

Dessa forma, a perda de massa muscular devido a um processo fisiológico decorrente do envelhecimento é denominada sarcopenia primária, por sua vez, quando essa condição ocorre devido a outros fatores, dá-se o nome de sarcopenia secundária. Logo, podemos afirmar que a perda de massa muscular em jovens é uma sarcopenia secundária.

Sendo assim, é sempre importante realizar consultas frequentes com um médico especialista na área a fim de prevenir ou diagnosticar essa patologia que prejudica significativamente a qualidade de vida tanto de idosos quanto de jovens.

Logo, agora que você já sabe o que é a sarcopenia em jovens, prossiga com a leitura para entender quais são os sintomas e as principais causas para o desenvolvimento precoce dessa doença. Leia até o final!

Leia também

 

A sarcopenia e os seus sintomas

A sarcopenia representa perda de massa e força muscular. Por isso, devido à fraqueza, quem sofre com sarcopenia sente sintomas como perda de equilíbrio, quedas frequentes, diminuição da resposta aos movimentos e da performance física.

Contudo, os sintomas da sarcopenia causam a sensação de peso ou rigidez nos membros, alteração na maneira de andar, redução da velocidade dos passos — como se estivesse sempre andando em marcha lenta — e dificuldade ou incapacidade de realizar uma série de atividades, desde as mais simples até as mais complexas, como subir e descer escadas, levantar da cadeira ou da cama, praticar esportes e exercícios físicos, entre outras.

Portanto, os principais sintomas da sarcopenia são:

  • maior risco de quedas;
  • perda de equilíbrio;
  • diminuição da performance física;
  • redução da velocidade da caminhada;
  • dificuldade para realizar tarefas que exigem esforço físico.

Além disso, a diminuição da força muscular aumenta os riscos de outras doenças ortopédicas, bem como prejudica a coluna e as articulações que vão precisar suportar mais carga com menos músculos.

Dessa forma, essa doença afeta o bem-estar e a qualidade de vida, pois impede a realização de diversas atividades, resultando em menor autonomia. Ainda mais, quem sofre com essa patologia tem maior risco de enfrentar outras doenças ortopédicas.

Mas, afinal, qual a causa da sarcopenia em jovens? Leia este post até o final e tire todas as suas dúvidas!

Qual a causa da sarcopenia em jovens?

A fim de compreender qual a causa da sarcopenia, antes, é importante entender como ocorre a sarcopenia. Afinal, a perda de massa e força muscular é um processo natural do corpo humano. Por isso, a partir dos 30 anos de idade, já existem alterações hormonais e fisiológicas do próprio processo de envelhecimento que causam a diminuição de massa muscular.

Entretanto, alguns fatores podem acelerar ou agravar essa condição natural do ser humano e provocar a perda de massa muscular em jovens, bem como afetar negativamente a qualidade de vida. Dessa forma, com a diminuição do tecido muscular, seja pelo processo natural do envelhecimento, seja por outros fatores, ocorre a sarcopenia e os seus sintomas.

Sendo assim, conheça, a seguir, algumas das principais causas da sarcopenia em jovens.

Sedentarismo

A verdade é que o corpo humano não foi feito para ficar parado. Nesse sentido, sem o estímulo dos exercícios físicos, o sistema muscular sofre hipotrofia. Em outras palavras, ocorre a perda de volume e força dos músculos. 

Obesidade

Em alguns casos, com o aumento de peso que desenvolve a obesidade, o ganho de massa gorda é predominante e não é acompanhado pelo ganho de massa muscular. Dessa forma, o corpo tem excesso de gordura e falta de músculos, resultando em sarcopenia.

Má alimentação

As proteínas têm um papel essencial no crescimento e na manutenção da massa muscular. Logo, a carência de proteínas na dieta pode resultar na sarcopenia, ou seja, na perda de massa e força muscular. Portanto, uma má alimentação é uma das principais causas para o desenvolvimento da sarcopenia.

Doenças do sistema muscular

Doenças do sistema muscular, como artrose e osteoporose, podem causar a sarcopenia em alguns quadros. Contudo, é importante também estar atento a essas patologias.

Além das causas citadas acima, outros fatores que podem levar à sarcopenia são: hormônios, bebidas alcoólicas e café em excesso, medicamentos corticoides sistêmicos, tabagismo, genética, entre outros.

Dessa forma, é possível compreender como ocorre a sarcopenia e conhecer algumas das principais causas de perda de massa muscular em jovens, resultando nessa patologia de forma precoce.

Por fim, está claro o que é a sarcopenia em jovens, quais são os sintomas dessa doença e o que causa a sarcopenia precoce. Frente a isso, é fundamental estar atento ao seu estilo de vida e consultar um médico especialista com frequência, a fim de evitar ou tratar essa patologia e garantir a sua qualidade de vida.

Quer garantir a sua saúde e bem-estar? Então, aprenda, agora mesmo, como combater a sarcopenia? Dicas que ajudam a tratar!

 

O que é sarcopenia? Entenda o que é e como identificar

Compartilhar nas redes sociais:
Última modificação em Quarta, 17 Janeiro 2024 14:56
Dr. Otávio Melo
Siga o Instituto Regenius nas redes sociais:

SÃO PAULO

BELO HORIZONTE

Aviso Legal

- Respostas terapêuticas dependem de múltiplas variáveis e características biológicas individuais de cada organismo. Os dados apresentados não configuram promessas de resultado, e nem garantias de que se o mesmo método for aplicado em pessoas diferentes alcançarão os mesmos benefícios.
- As informações contidas nesse site são de caráter meramente informativo e não tem como objetivo substituir consultas médicas, avaliação por profissionais de saúde, nem sugerir diagnósticos ou recomendação para tratamentos específicos.
- Os métodos apresentados possuem referências em artigos publicaods na literatura científica internacional, e  podem corresponder tanto a procedimentos regulamentados quando experimentais, de acordo com a regulamentação dos respectivos Conselhos Federais, à época do acesso, no Brasil.
-  As imagens ilustrativas foram obtidas em estúdio, banco de imagens, fontes da internet, fornecedores, parceiros ou simulações. Conforme a regulamentação vigente não publicamos fotos de pacientes reais. 

Image