Osteoporose

Como ocorrem os diferentes tipos de osteoporose?

Tipos de Osteoporose Tipos de Osteoporose

Todo mundo deseja uma vida longa e saudável, com autonomia para realizar todas as atividades diárias. Entretanto, os diferentes tipos de osteoporose causam fraqueza e podem impedir a realização, até mesmo, de atividades simples, provocando dependência e diminuindo a qualidade de vida.

Isso acontece porque a osteoporose é definida como a perda acelerada de massa óssea. Ou seja, os ossos ficam enfraquecidos, reduzindo a força do indivíduo, que fica mais suscetível a quedas e fraturas. Portanto, quem sofre com essa patologia necessita de ajuda para desempenhar diversas atividades e corre o risco de ter fraturas em regiões críticas, como coluna e quadril.

Porém, engana-se quem acredita que a osteoporose é um quadro clínico exclusivo de pessoas mais velhas. Afinal, alguns fatores de risco da osteoporose não estão ligados ao processo de envelhecimento, como é o caso do sedentarismo. Logo, existem tipos de osteoporose que acometem até mesmo pessoas mais jovens.

Por isso, independentemente da idade, é importante estar atento e ser cauteloso, a fim de evitar ou tratar essa patologia e garantir a longevidade e qualidade de vida. Sendo assim, leia este texto até o final e saiba, agora, quais são os tipos de osteoporose e como essa doença ocorre em pessoas mais velhas e em pessoas mais jovens. Confira!

Quais são os tipos de osteoporose?

Os tipos de osteoporose em adultos são divididos em duas classes: osteoporose primária e osteoporose secundária. Entretanto, dentro desses dois grupos, podem, ainda, existir outras variações da doença, como osteoporose primária tipo I e osteoporose primária tipo II.

A principal diferença entre os tipos de osteoporose se deve ao fato de que, apesar de ser uma doença considerada senil e com maior ocorrência em pessoas mais velhas, ela também pode acometer pessoas mais jovens devido a diversos fatores de risco da osteoporose, além do processo de envelhecimento.

Por isso, o desenvolvimento da osteoporose pode ter diversas causas, de acordo com o tipo da doença, e é fundamental compreender isso para realizar o tratamento ideal de acordo com as necessidades de cada paciente.

Em resumo, existem dois principais tipos de osteoporose: osteoporose primária e osteoporose secundária. Sendo assim, prossiga com a leitura e saiba tudo sobre as diferentes classificações dessa doença. Continue a leitura!

O que é osteoporose primária?

A osteoporose primária é classificada em tipo I e tipo II, sendo a osteoporose primária tipo I também conhecida como osteoporose pós-menopausa. Esse tipo de osteoporose atinge, predominantemente, o osso trabecular, além de estar associada a fraturas das vértebras e do rádio distal.

Por sua vez, a osteoporose primária tipo II é também conhecida como osteoporose senil e causa perda proporcional dos ossos cortical e trabecular, sendo associada a fraturas de quadril, colo dos fêmures, tíbia e pelves. Esse tipo de osteoporose pode atingir tanto mulheres quanto homens acima de 65 anos.

Como ocorre a osteoporose primária?

A osteoporose primária tipo I ocorre em mulheres recentemente menopausadas. Nesse sentido, o desenvolvimento da osteoporose após a menopausa acontece devido às mudanças hormonais que advêm nessa etapa da vida.

Contudo, a osteoporose primária tipo II está diretamente relacionada ao envelhecimento e ocorre por diminuição da formação óssea, condição que pode acontecer devido à deficiência crônica de cálcio, redução da produção de vitamina D e aumento na produção de paratormônio.

 

Leia também

  

O que é osteoporose secundária?

Enquanto a osteoporose primária está relacionada ao processo de envelhecimento, a osteoporose secundária é decorrente de outros fatores e, portanto, pode afetar pessoas de qualquer idade. Em outras palavras, a osteoporose secundária é quando essa doença se apresenta em pessoas de qualquer faixa etária devido a fatores não associados ao envelhecimento.

Porém, apesar das diferentes causas do desenvolvimento da osteoporose, os dois tipos da doença possuem sintomas e consequências semelhantes tanto em idosos quanto em jovens. Logo, pessoas mais velhas, e também pessoas mais novas, devem estar atentas e tomar diversos cuidados para prevenir ou diagnosticar e tratar essa patologia, garantindo maior qualidade de vida e longevidade.

Como ocorre a osteoporose secundária?

Além de entender o que é osteoporose secundária, é importante compreender quais são os fatores de risco desse tipo de osteoporose. Afinal, boa parte dos homens e mulheres que têm essa doença a desenvolveram em função de algumas outras patologias, hábitos inadequados ou uso de medicamentos.

Uma vez que o desenvolvimento da osteoporose ocorre devido à redução da densidade dos ossos, condição posta em razão de fatores como o baixo nível de vitamina D ou de cálcio, bem como outros distúrbios que diminuem os valores dos componentes que mantêm a densidade óssea e a força, os motivos para o progresso da doença são diversos além do processo de envelhecimento.

Sendo assim, alguns dos principais fatores de risco da osteoporose são:

  • falta de exercícios físicos;
  • uso de medicamentos com vitamina A, corticoides ou heparina;
  • consumo de álcool;
  • tabagismo;
  • doenças renais crônicas;
  • distúrbios da tireoide;
  • artrite reumatoide;
  • doenças hepáticas;
  • doenças inflamatórias;
  • doenças intestinais crônicas;
  • alguns cânceres;
  • má alimentação.

Dessa forma, é importante evitar os fatores de risco da osteoporose para impedir o desenvolvimento da doença na velhice ou, até mesmo, durante a fase adulta. Portanto, é fundamental adotar hábitos saudáveis ao longo da vida, como praticar exercícios físicos, apostar em uma boa alimentação e realizar consultas médicas com frequência.

A osteoporose, tanto a primária quanto a secundária, é uma doença silenciosa e não costuma apresentar sintomas até o seu estágio avançado quando ocorrem quedas e fraturas. Por isso, uma vez que essa patologia pode acometer pessoas de qualquer idade, idosos e jovens devem realizar consultas frequentes com um ortopedista, pois, assim, é possível identificar e tratar a doença o quanto antes e evitar consequências graves.

Por fim, é possível compreender quais são os tipos de osteoporose, bem como o que é osteoporose primária e o que é osteoporose secundária, além de como ocorre o desenvolvimento dessa patologia tanto em idosos quanto em pessoas jovens.

 

Compartilhar nas redes sociais:
Última modificação em Quarta, 17 Janeiro 2024 14:56
Dr. Otávio Melo
Siga o Instituto Regenius nas redes sociais:

SÃO PAULO

BELO HORIZONTE

Aviso Legal

- Respostas terapêuticas dependem de múltiplas variáveis e características biológicas individuais de cada organismo. Os dados apresentados não configuram promessas de resultado, e nem garantias de que se o mesmo método for aplicado em pessoas diferentes alcançarão os mesmos benefícios.
- As informações contidas nesse site são de caráter meramente informativo e não tem como objetivo substituir consultas médicas, avaliação por profissionais de saúde, nem sugerir diagnósticos ou recomendação para tratamentos específicos.
- Os métodos apresentados possuem referências em artigos publicaods na literatura científica internacional, e  podem corresponder tanto a procedimentos regulamentados quando experimentais, de acordo com a regulamentação dos respectivos Conselhos Federais, à época do acesso, no Brasil.
-  As imagens ilustrativas foram obtidas em estúdio, banco de imagens, fontes da internet, fornecedores, parceiros ou simulações. Conforme a regulamentação vigente não publicamos fotos de pacientes reais. 

Image